estatistica
“Estatística é um conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos.”
Dugé de Bernonville
Em outras palavras, é a ciência que se preocupa com a coleta, a organização, descrição apresentação, análise e interpretação de dados experimentais e tem como objetivo fundamental o estudo de uma população. Este estudo pode ser feito de duas maneiras: Investigando todos os elementos da população; Amostragem, ou seja, selecionando alguns elementos da população.
1.1 VARIÁVEIS EM ESTATÍSTICA As variáveis nos estudos estatísticos são os valores que assumem determinadas características dentro de uma pesquisa.
2. TIPOS DE VARIÁVEIS ESTATÍSTICA: 2.1.1 Qualitativa Se é a sua natureza que varia de elemento para elemento. As variáveis qualitativas dividem-se em: 2.1.2 Variáveis nominais: quando o seu significado só se entende em função do nome e o número ou código que se lhe atribua não nos dá nenhuma informação (sexo, cor de olhos, grau de parentesco, tipo de patologia, presença/ausência de fatores de risco, etc.). 2.1.3 Variáveis ordinais: quando existe uma ordenação possível (gravidade de uma lesão, classe social, grau de escolaridade, etc.).
2.2 Quantitativa: Se é a sua intensidade que varia de elemento para elemento, tornando‐a mensurável ou referenciável. As variáveis quantitativas dividem‐se em:
2.2.1 Variáveis discretas: assume valores isolados, normalmente inteiros (n.º de filhos, n.º de fatores de risco, n.º de dependentes, n.º de respostas, etc).
2.2.2 Variáveis contínuas: em que é possível qualquer operação aritmética, podendo assumir qualquer valor real (altura, peso, IMC, distância, etc).
3. Significado de população em Estatística É o conjunto de elementos com pelo menos uma característica em comum. Esta característica comum deve delimitar claramente quais os elementos que pertencem à população e quais os elementos