ESTATISTICA
Questão 1. Na Unidade 5, você aprendeu sobre as principais distribuições de probabilidade, as discretas ou contínuas, e como utilizá-las. Também conheceu as distribuições de amostragem e, quando utilizá-las, e noções básicas de estimação (intervalos de confiança) e dimensionamento de amostras. Essas informações serão muito importantes para a compreensão da próxima Unidade.
a) Faça resumo contendo a DISTRIBUIÇÃO DE POISSON ou DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL e cite um exemplo da apostila: (2 pontos)
R: Distribuição Binomial: É uma das distribuições mais comuns em Estatística, que descreve o comportamento de uma variável dicotômica em amostras aleatórias, como: sexo, tipo Rh , ser saudável ou doente. Uma variável aleatória tem distribuição binomial quando o experimento ao qual está relacionada apresenta apenas 2 resultados (sucesso ou fracasso).
Costuma-se denominar P a probabilidade verdadeira do sucesso e Q a do fracasso. Sabe-se então que P + Q = 1, portanto, Q = 1 - P.
Para que uma situação possa se enquadrar em uma distribuição binomial, deve atender as seguintes condições:
a) São realizadas n repetições (tentativas) independentes;
b) Cada tentativa é uma prova de Bernoulli (somente podem ocorrer dois possíveis resultados);
c) A probabilidade p de sucesso em cada prova é constante.
Se uma situação atende a todas as condições anteriores, então a variável aleatória X = número de sucessos obtidos nas n tentativas terá uma distribuição binomial com n tentativas e p probabilidades de sucesso.
Exemplo: Em uma determinada repartição pública, 10% das guias preenchidas estão incorretas. Essas guias correspondem a uma liberação na qual cinco guias devem estar preenchidas conjuntamente. Considere que cada guia tem a mesma probabilidade de ser preenchida incorretamente (como se houvesse repetição no experimento de retirar guias).
a) Qual a probabilidade de haver exatamente três guias incorretas nas cinco guias para liberação?
O sucesso é a