ESTUDO SOBRE AS FUNDAÇÕES
CENTRO DE TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS
PROFESSORA: BALTASAR MELO
ESTUDO DIRIGIDO: FUNDAÇÕES
Halisson Vieira da Silva
João Batista de Holanda Freitas
Marcelo Sampaio Nunes
TERESINA - PI
JULHO / 2013.1
1. Introdução
A estrutura de uma obra é constituída pelo esqueleto (figura 1) formado pelos elementos estruturais, tais como: lajes (cinza), vigas (vermelho), pilares (verde) e fundações (azul), etc. Fundação é o elemento estrutural que tem por finalidade transmitir as cargas de uma edificação para uma camada resistente do solo. Existem vários tipos de fundações e a escolha do tipo mais adequado é função das cargas da edificação e da profundidade da camada resistente do solo. Com base na combinação destas duas análises optar-se-á pelo tipo que tiver o menor custo e o menor prazo de execução.
Para se escolher a fundação mais adequada, deve-se conhecer os esforços atuantes sobre a edificação, as características do solo e dos elementos estruturais que formam as fundações. Assim, analisa-se a possibilidade de utilizar os vários tipos de fundações em ordem crescente de complexidade e custo. Fundações bem projetadas corresponde de 3% a 10% do custo total do edificio, porém, se forem mal concebidas e mal projetadas podem atingir de 5 a 10 vezes o custo da fundação mais apropriada para o caso. O custo da fundação aumenta também em casos em que as características de resistência do solo são incompativeis com os esforços que serão a ele transferido, pois nestas situações, elementos de fundação mais complexos são exigidos, podendo-se ter, inclusive, a necessidade de troca de solo com reaterro e compactação. Tudo isto levando a custos, muitas vezes, não previstos inicialmente.
As cargas da edificação são obtidas por meio das plantas de arquitetura e estrutura, onde são considerados os pesos próprios dos