estatistica
Introdução à estatística
1. Objeto da estatística
2. População e amostra
3. Recenseamento
4. Estatística descritiva e estatística indutiva
5. Amostragem
5.1 Acidental ou conveniência
5.2 Quotas ou proporcional
5.3 Desproporcional
5.4 Aleatória Simples
5.5 Conglomerado
6. Dimensionamento da amostra
7. Tipos de dados
8. Dados, tabelas e gráficos
9. Medidas de tendência Central
9.1 Moda
9.2 Mediana
9.3 Considerações a respeito de Moda e Mediana
10. Medidas de dispersão
10.1 Medidas de dispersão
10.2 Variância
10.3 Desvio-padrão
11. Distribuição normal
12. Exercícios
Introdução à estatística
1- Objeto da estatística
Estatística é uma ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar dados. Trata de parâmetros extraídos da população, tais como média ou desvio padrão. A estatística fornece-nos as técnicas para extrair informação de dados, os quais são muitas vezes incompletos, na medida em que nos dão informação útil sobre o problema em estudo, sendo assim, é objetivo da Estatística extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.
Quando se aborda uma problemática envolvendo métodos estatísticos, estes devem ser utilizados mesmo antes de se recolher a amostra, isto é, deve-se planejar a experiência que nos vai permitir recolher os dados, de modo que, posteriormente, se possa extrair o máximo de informação relevante para o problema em estudo, ou seja para a população de onde os dados provêm.
Quando de posse dos dados, procura-se agrupa-los e reduzi-los, sob forma de amostra, deixando de lado a aleatoriedade presente.
Seguidamente o objetivo do estudo estatístico pode ser o de estimar uma quantidade ou testar uma hipótese, utilizando-se técnicas estatísticas convenientes, as quais realçam toda a potencialidade da
Estatística, na medida em que vão permitir tirar conclusões acerca de uma população, baseando-se numa