Estatistica
A seguinte atividade supervisionada consiste na realização de um desafio dividido em etapas, e para seu desenvolvimento abordaremos os seguintes temas: Introdução á Estatística, Estatística Descritiva, Medidas de Posição e Dispersão.
O objetivo dessa atividade é fazer com que compreendemos a aplicabilidade da Estatística na área administrativa bem como o que ela pode contribuir também em outros casos.
Para tanto, utilizamos como métodos: pesquisa dos conceitos de cada tema pela internet, consulta no nosso Livro- Texto, e a ferramenta Excel para resolução dos cálculos.
Relatório 1 – Introdução á Estatística Descritiva
ETAPA 1
Passo 1
Estatística Descritiva e o uso da Ferramenta Excel
O uso da estatística é datado 3000 anos A.C. pelos babilônios, chineses, egípcios e romanos que já utilizavam- a em censos. Consideramos como maior exemplo disso, uma passagem do antigo testamento da Bíblia, onde faz referência a uma instrução dada a Moisés para que fizesse um levantamento dos homens de Israel que estivessem aptos para guerrear. A realização do censo de todo o Império Romano ordenado pelo o Imperador César Augusto, dentre outros, são exemplos mais antigos que comprovam que a utilização da estatística não é um método recente, mas que se iniciou de maneira implícita na história humana. Sendo somente no século XVII que a Estatística passou a ser considerada disciplina autônoma, com o objetivo de basilar a descrição dos bens do Estado, basicamente na Inglaterra, tendo como propulsores GottfriedAchenwall (1719-1772), John Graunt (1620-1674), William Petty (1623-1687), Helmert (1843-1917), entre outros.
Podemos considerar com isso, que a Estatística é a área da Matemática que coleta, analisa e interpreta dados numéricos para o estudo de fenômenos naturais, econômicos e sociais. Caracteriza-se em dois ramos: a Estatística Descritiva e a Estatística Inferencial.Nessa etapa daremos ênfase na Estatística