Estatistica
A) Qualitativa nominal, pois seu significado só se entende em função do nome;
B) A variável idade, medida em anos completos, é Quantitativa contínua;
C) Qualitativa nominal;
D) Quantitativa contínua;
E) Qualitativa ordinal;
F) Quantitativa contínua;
G) Qualitativa nominal.
2)
a) População é o somatório dos indivíduos ou elementos, com qualquer característica comum e que estão sujeitos a uma análise estatística, por terem interesse para o estudo. Quanto a sua origem, pode ser um conjunto de pessoas, um conjunto de objetos ou um conjunto de acontecimentos. Quanto a sua natureza pode ser existente ou real, hipotética ou parcialmente existente. Pode ainda ser um conjunto finito ou infinito.
b) Amostra é um subconjunto retirado da população, que se supõe ser representativo de todas as características da mesma, sobre o qual será feito o estudo, com o objetivo de serem retiradas conclusões válidas sobre a população.
c) Vale lembrar que a utilização de Amostras em pesquisas causa um certo “erro”, pois certos dados podem variar demasiadamente na parte da população que não foi avaliada, ainda assim, usando o método de amostragem correto, utilizar amostrar é um processo estatístico bastante viável. Sendo assim, considere a seguinte situação clássica:
“Certa pessoa deseja realizar o teste de HIV (exame que verifica a contaminação pelo vírus da AIDS), o fato é que não é utilizado todo o sangue do seu corpo e sim uma pequena amostra dele, uma vez que todas as células do seu corpo apresentam, de forma generalizada, características iguais. Assim, examinar uma pequena porção já é suficiente.”
Amostra: Pequena porção de sangue;
População: Todo o sangue do corpo;
3)
Conceitos Frequência Absoluta (F_i) Frequência Relativa (F_r) Porcentagem (%)
Ótimo 8 8/30 = 0,267 26,7
Bom 7 7/30 = 0,233 23,3
Regular 7 7/30 = 0,233 23,3
Péssimo 8 8/30 = 0,267 26,7
Total 30 1 100 Vale lembrar que:
F_i : Número de vezes que o elemento aparece na amostra;