estatistica
Conceitos e resultados a serem apresentados nesta unidade:
Conceito de Estatística
População e amostra
Estatística indutiva e dedutiva
Dados estatísticos
Método estatístico e suas fases
“A educação não é o empilhamento de aprendizagem, informações, dados, fatos, habilidades ou capacidades – isso é formação ou instrução – mas sim tornar visível o que está oculto como uma semente.” Thomas Moore, poeta.
1. Para que serve a Estatística?
De origem muito antiga, a Estatística é um ramo da Matemática que desenvolveu um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que, entre outras coisas, envolve o planejamento do experimento que será realizado, a coleta organizada de dados, o processamento e a análise das informações obtidas por meio do experimento e permite conclusões que podem orientar a tomada de uma decisão.
Vejamos:
Como você utilizaria as informações contidas nesse gráfico?
E se você fosse fabricante de aparelho de telefone celular?
Exprimindo por meio de números as observações que se fazem de elementos com, pelo menos, uma característica comum, obtemos os chamados dados referentes a esses elementos.
A coleta, a organização e a descrição dos dados estão a cargo da Estatística Descritiva, enquanto a análise e a interpretação desses dados ficam a cargo da Estatística Indutiva ou Inferencial.
2. Método estatístico
Método – Conjunto de meios dispostos convenientemente para se chegar a um fim que deseja.
Em Estatística se costuma estudar duas diferenciações: o método experimental e o método estatístico.
O método experimental, que é o mais usado em ciências como a Física e a Química, é aquele em que você mantém as variáveis do estudo constantes, menos uma, sendo esta modificada para se observar qual o resultado ela apresenta no estudo.
Por exemplo: Para fazer café. Você usa 1/2 litro de água, 3 colheres de café, um coador, 4 colheres de açúcar. Se você repetir esta receita diversas vezes é em provável