Estatistica
Diz-se que um acontecimento ou um evento é aleatório se se verificam as seguintes condições: n O acontecimento ou evento pode repetir-se indefinidamente sob as mesmas condições de realização; n Em cada realização ou prova do acontecimento, obtém-se um resultado que pertence ao conjunto dos resultados possíveis para o acontecimento; n Antes de acontecer uma nova realização ou prova do acontecimento, é impossível predizer a priori o resultado que se irá obter..
Por exemplo, no lançamento de uma moeda "honesta" ao ar, podemos definir o seguinte acontecimento: saída da face "cara". Note-se que podemos lançar a moeda ao ar quantas vezes quantas as desejadas (isto é, a prova pode ser repetida um número indefinido de vezes sob as
PROBABILIDADES
AMF/1992
. 2 . mesmas condições de realização: a mesma moeda, o mesmo local, etc; apenas se pode obter
"cara" ou "coroa", sendo impossível obter qualquer outro resultado; antes de lançar a moeda, não se pode prever qual das duas faces irá sair).
2.2 - ESPAÇO AMOSTRAL
Entende-se por espaço amostral S o conjunto de todos os resultados possíveis para um acontecimento ou evento aleatório.
O espaço amostral para o acontecimento aleatório que consiste em lançar uma moeda ao ar é: S =
{Cara, Coroa}, pois não existe qualquer outro resultado possível.
Para o aconteciomento aleatório "lançamento do dado", o espaço amostral consiste nas seis faces que podem sair: S = {1, 2, 3, 4, 5, 6}.
2.3 - ACONTECIMENTO ELEMENTAR
O Acontecimento Elementar é cada um dos resultados possíveis para uma experiência ou evento aleatório. Dada uma determinada experiência aleatória, sejam t1, t2, ..., tn os n resultados possíveis, isto é, os n acontecimentos elementares que podem ocorrer. O Espaço Amostral é:
S = { t1, t2, ... , tn}
Então:
i) O espaço amostral é um acontecimento certo, isto é, qualquer que seja o resultado obtido numa prova da experiência, este pertencerá ao espaço amostral. ii)