Lodos ativados
Departamento de Engenharia Ambiental
Disciplina de Operações Unitárias aplicadas à Engenharia Ambiental
Lista de Exercícios sobre Lodos Ativados
Aluno: ________________________________________________________
Parte teórica (5 pontos) 1) (a) Defina lodo ativado e explique em qual etapa do tratamento de efluentes o processo por lodo ativado pode ocorrer.(0,5) (b) Qual tipo de microorganismo é mais utilizado para esse tipo de tratamento? (0,5)
2) (a) Em uma corrente de efluentes domésticos, de quais componentes a matéria orgânica é mais provavelmente constituída? (0,5) (b) Cite e explique um problema que pode ocorrer em detrimento do acúmulo de matéria orgânica no meio (0,5)
3) (a) Cite 5 vantagens de se utilizar um processo por lodo ativado no tratamento de esgoto. (b) Para que tipos de efluentes e em que situações o processo por lodo ativado é eficiente na remoção de DBO da matéria orgânica? (0,5)
4) (a) Descreva como ocorre o processo por lodo ativado convencional, citando as operações básicas desse processo (1,0) (b) Descreva, suscintamente, um ciclo normal de um processo em batelada de tratamento por lodo ativado. (1,0)
Parte prática (5 pontos)
Em uma estação de tratamento de efluentes, depois de passado por um decantador primário, uma determinada corrente de efluente segue ao processo de tratamento por lodos ativados com fluxo contínuo para a remoção da matéria orgânica por oxidação bioquímica, segundo a figura abaixo:
Os parâmetros medidos do processo são:
Vazão de Efluente Primário = Q = 2.200 m3/d
DBO (Efluente Primário) = 2500 mg/l
Volume do Tanque de Aeração (V) = 4374 m3
Sólidos em Suspensão no Tanque de Aeração = 3500 mg/l
Sólidos em suspensão no retorno do lodo= 6000 mg/l (Retorno/ Descarte do Lodo)
QDLE = 150 m3/d (vazão de descarte de Lodo)
Resíduo sedimentável no tanque de aeração= 400 ml/l
A = Superfície de Decantação = 452 m2
Com isso calcular: (a) Carga