Estatistica
Falando em ciência, necessariamente estaremos falando em pesquisas e todos os seus métodos inerentes. Se falarmos em pesquisas, precisamos ter um problema de pesquisa. Geralmente uma pesquisa é baseada em um problema e toda a metodologia é criada e refinada para tentar responder esse problema. Algumas hipóteses são criadas e testadas, para que se tenha um resultado confiável, é necessário estabelecer relações entre as hipóteses e se elas se confirmam ou se descartam (de acordo com o método proposto pelo pesquisador para provar ou refutar uma hipótese).
O profissional faz medições de um evento alvo e precisa avaliar essa medição de forma imparcial e segura. A matemática propicia isso através da estatística.
- Digamos que um Psicólogo quer pesquisar uma determinada técnica. Como é que ele vai saber se tal técnica foi ou não eficaz para seu cliente?
- Se estivermos pesquisando a eficácia de uma abordagem psicológica, como é que vamos organizar e interpretar os dados?
- Se estivermos desenvolvendo um novo teste psicrométrico ou mesmo tentando validar um já existente. Como é que organizam todas as respostas dos clientes apresentas no teste e como vamos saber se medem aquilo que se propuseram a medir?
A resposta é simples:ESTATÍSTICA
É a partir daí que conseguimos agrupar dados, interpretar dados e aplicar leis da ciência, e com isso gerar informação, desenvolver técnicas que funcionam e isso gera o aprimoramento da psicologia.
02 - A Estatística é uma ferramenta analítica poderosa a serviço das ciências, entre elas a psicologia. Representar os fenômenos psicológicos por meio da linguagem matemática é uma estratégia que tem se mostrado útil para o avanço do conhecimento científico em psicologia, por viabilizar operações sofisticadas e alto grau de objetividade. Frequentemente, no