ESTATISTICA
Toda empresa necessita de um planejamento estratégico e o organograma é um desses planejamentos, ele tem a prioridade de revelar o caráter formal de uma empresa. Sua formação é extremamente importante para estabilizar a estrutura organizacional, com isso há uma diminuição de conflitos entre os funcionários e departamentos da empresa. Além de planejamento o organograma também é uma organização estrutural. Chiavenato (2008) define organizar, como divisão de tarefas entre blocos de trabalhos chamados departamentos.
Chiavenato (2008) diz que o organograma permite a visualização da estrutura do organismo de forma simples e direta. Ele é estático por denifição, sendo uma espécie de retrato do esqueleto organizacional da empresa. Não costuma conter nenhuma descrição de cargos ou atribuições dos ocupantes dos cargos. O organograma define claramente a estrutura hierárquica contendo os diversos níveis da organização, os canais de comunicação que interligam os órgãos, os cargos que compõem os órgãos.
Como vivemos num mundo de negócios muito dinâmico o organograma não pode ter uma excessiva estabilidade, pois traz uma rigidez à estrutura, ele não pode ser definido para evitar que ocorra uma inflexibilidade na estrutura.
Um fator limitante do organograma é que ele mostra apenas as relações que estão nos estatutos e nos regulamentos, não mostram as relações informais que as vezes são tão importantes quanto as formais.
“O organograma é constituído de retângulos (ou quadrados, ou círculos) interligados por linhas horizontais e verticais. Os retângulos representam os órgãos da organização, enquanto as linhas representam os canais de comunicações ou relações funcionais ou formais. Quando representam comunicações descendentes entre níveis diferentes (de cima para baixo), os canais de comunicação indicam autoridade e, quando representam comunicações ascendentes (de baixo para cima) indicam responsabilidades.” (CHIAVENATO, 2008).
Existem vários