Estatistica
Estatística Descritiva: Pertence a essa estatística a coleta de dados, descrição dos dados, o cálculo e a interpretação de coeficientes.
Estatística Indutiva ou Inferencial: também chamada como a medida da incerteza ou métodos que se fundamentam na teoria da probabilidade.
A estatística trabalha com dados, os quais podem ser obtidos por meio de uma população ou de uma amostra, definida como:
POPULAÇÂO: é o conjunto total de elementos portadores de, pelo menos, uma característica comum.
AMOSTRA: é uma parcela representativa da população que é examinada com o propósito de tirarmos conclusões sobre a essa população.
ESTIMATIVA: é um valor aproximado do parâmetro e é calculado com o uso da amostra.
ATRIBUTO: quando os dados estatísticos apresentam um caráter qualitativo, o levantamento e os estudos necessários ao tratamento desses dados são designados genericamente de estatística de atributo.
VARIÁVEL: é a característica de interesse que é medida em cada elemento da amostra ou população. Elas podem valores numéricos ou não numéricos.
VARIÁVEL QUANTITATIVA (quantidade): são as características que podem ser medidas em uma escala quantitativa, ou seja, apresentam valores numéricos que fazem sentido. Podem ser:
a) Variáveis discretas: características que podem assumir apenas um número finito ou infinito contável de valores e, assim, somente fazem sentido valores inteiros. Exemplo: número de filhos, número de bactérias por litro de leite, número de cigarros fumados por dia.
b) Variáveis contínuas: características que assumem valores em uma escala contínua (na reta real), para as quais valores fracionais fazem sentido. Usualmente devem ser mediadas através de algum instrumento. Exemplo: peso (balança), altura (régua), tempo (relógio), pressão arterial, idade.
VARIÁVEL QUALITATIVA (opinião): são as características que não possuem valores, quantitativos, mas, ao contrário, são definidas por várias categorias, ou seja, representam uma classificação