Estatistica
ME110-Noções Estatísticas
PROJETO FINAL
20/06/2012
As cores no processo de memorização
As cores tem se tornado poderosas ferramentas nas mais diversas áreas do interesse humano. Elas se transformaram através dos anos em fortes aliadas da indústria da publicidade, por exemplo, por associar uma determinada cor a um produto, o qual deve atrair um número significativo de consumidores. As cores tem forte impacto nas artes e na arquitetura por estimular ações, tranquilizar indivíduos, e energizar o ambiente. Além disso, são as agentes principais da cromoterapia, técnica em estudo, utilizada na cura de doenças, baseada na medicina, na física e na bioenergia.
A necessidade nos tempos atuais de assimilar um grande número de informações em um período relativamente curto despertou um interesse na análise da relação entre uma cor e a sua influencia na técnica da memorização. Portanto o objetivo principal deste trabalho é verificar se uma cor pode ser mais eficiente que outra quando associada a uma informação que deve ser gravada rapidamente na memória.
O estudo consiste em realizar um teste exato de Fisher, sendo três cores distintas, no caso o azul, o vermelho e o verde os tratamentos aplicados e duas respostas possíveis: sucesso e fracasso, determinadas da seguinte forma: definida uma sequência qualquer de 13 dígitos mesclada em letras e números seria considerado "sucesso" o caso em que a unidade experimental memorizasse pelo menos 6 dos dígitos expostos em uma cartolina com uma cor dentre as já citadas, em segundos cronometrados. No caso deste estudo, a sequência ocasionalmente definida pelos membros do trabalho foi HJ8CP3NSWFA9Q e o tempo estipulado foi de 20 segundos.
A escolha das 30 unidades experimentais foi feita da seguinte maneira: os números de 1 a 3, representando os tratamentos 1,2 e 3 (tratamento 1: 13 dígitos na cartolina azul, tratamento 2: 13 dígitos na