ESTATISTICA
1 - INTRODUÇÃO: O que é Estatística?
O termo estatístico foi empregado, de início, para designar o conjunto de dados referentes a assuntos de interesse do estado, geralmente com finalidade de controle fiscal ou de segurança nacional. Esses dados referiam-se, particularmente, à população, às transações comerciais internas ou com outros países, ao controle da mortalidade e aos problemas de taxação e de proporcionalidade de tarifas e impostos.
Técnica auxiliar do estudo dos fenômenos, coletivos, econômicos, sociais ou científicos, a estatística é um método de observação, descrição, mensuração e interpretação dos fenômenos coletivamente típicos e da indagação de suas uniformidades e relações. O campo de aplicação da estatística é o dos fenômenos que apresentam regularidade na observação de massas de casos, embora uma parte de seus processos também encontre aplicação no domínio dos fenômenos atípicos. A Estatística é uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para coletar; organizar; resumir; apresentar; analisar e interpretar dados para utilização dos mesmos nas tomadas de decisões. A estatística indica a atividade humana especializada ou um corpo de técnicas, ou ainda uma metodologia desenvolvida para a coleta, a classificação, a apresentação, a análise e a interpretação de dados quantitativos e a utilização desses dados para uma tomada de decisões.
O objeto dos estudos estatísticos reside em fenômenos que se referem principalmente a um conjunto NUMEROSO de indivíduos, que são semelhantes quanto a pelo menos uma característica específica e torna possível analisar padrões de comportamento dessas características, conseguindo superar a indeterminação que se manifesta em casos particulares.
1. O tratamento quantitativo aplicado aos fenômenos de massa ou coletivos;
2. A observação de fenômenos individuais ou particulares;
3. A mensuração;
4. E a análise dos dados, onde um padrão de regularidade nos resultados, mostra que deve existir