alfred marshall
DESENVOLVIMENTO
“Uma organização é a coordenação de diferentes atividades dos contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente.” (CHIAVENATO, 1997. p.601). Este conceito nada mais é que uma divisão de trabalho que trata-se das diferentes atividades e da coordenação que há dentro da organização. Os autores do Desenvolvimento Organizacional possuem um conceito contrário ao tradicional. Eles evidenciam as diferenças entre o sistema mecânico (tradicional) e o sistema orgânico (abordagem do D.O) onde o orgânico é uma abordagem coletiva com um desenvolvimento social de seus participantes. É através desse sistema que o Desenvolvimento Organizacional foi desenvolvido.
O Desenvolvimento Organizacional é uma mudança planejada cujo objetivo principal é “mudar as pessoas e a natureza a qualidade de suas relações de trabalho” (CHIAVENATO, 1997, p.614). Tendo como ênfase a cultura organizacional, que é tudo aquilo que é criado dentro da organização como: os valores, os hábitos e as crenças que os membros desenvolvem, compartilham e são influenciados pelos mesmos em seu comportamento, no qual além do que essa cultura também influencia na integração da organização com o ambiente em que estão presente.
Características principais do D.O
· Focalização sobre toda a empresa: Envolvimento da organização como um todo para que a mudança ocorra efetivamente. Portanto é necessário que todas as partes participem.
· Orientação sistêmica: Está voltada para a interação das partes da empresa fazendo com que todas elas trabalhem juntas e não isoladamente.
· Orientação Contingencial: Os participantes discutem as várias possibilidades e não se baseiam em uma única maneira de abordar os problemas.
· Agente de mudança: São um ou mais agentes que desempenham o papel de estimular, incentivar e coordenar a mudança dentro de um grupo ou empresa.
· Solução de problemas: O D.O destaca a solução de