Estatistica
Volume 1 – Edição 2009
Curso: Psicologia
Amostragem, Séries Estatísticas, Distribuição de Freqüência, Média, Mediana, Quartil, Percentil e Desvio Padrão
Prof. Dr. Celso Eduardo Tuna
Estatística
Capítulo 1 - Introdução
1.1 Histórico
A estatística é um ramo da matemática aplicada.
A partir do século XVI começaram a surgir as primeiras análises sistemáticas de registros diversos como os de nascimento, óbitos, riquezas, casamentos. Esses registros eram utilizados para principalmente cobrar impostos.
No século XVIII , Godofredo Achenwall batizou esses estudos como uma nova ciência com o nome de Estatística. Surgiram tabelas mais complexas, representações gráficas e cálculo de probabilidade. Formou-se a ferramenta que através da observação de partes (amostras) chega-se a conclusões sobre um todo (população).
1.2 Estatística
A Estatística é parte da Matemática Aplicada que fornece métodos de coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados, úteis nas tomadas de decisão.
Estatística Descritiva: coleta, organização e descrição dos dados.
Estatística Indutiva ou Inferencial: análise e interpretação dos dados. Permite obter conclusões que transcendam os dados obtidos inicialmente, objetivo essencial da Estatística.
Probabilidade: útil para analisar situações que envolvem o acaso. Ex: a decisão de parar de imunizar pessoas com mais de vinte anos contra determinada doença.
1.3 Método Estatístico (Pesquisa)
Exemplos:
- Indústrias realizam pesquisa entre os consumidores para o lançamento de um novo produto
- As pesquisas eleitorais fornecem elementos para que os candidatos direcionem a campanha
- Emissoras de tevê utilizam pesquisas que mostram a preferência dos espectadores para organizar sua programação
- A pesquisa do desempenho dos atletas ou das equipes em uma partida ou em um campeonato interfere no planejamento dos treinamentos
A pesquisa é composta basicamente de 5 fases
1a