Atps eletricidade basica 1ª fase
Corrente Elétrica Consiste em um movimento orientado de cargas através de um condutor, provocado por um desequilíbrio elétrico entre dois pontos. A corrente elétrica é a forma pela qual os corpos eletrizados procuram reestabelecer o equilíbrio elétrico.
Para que haja corrente elétrica, é necessário que haja um desequilíbrio elétrico ou diferença de potencial entre dois pontos ( ddp ou tensão elétrica ) e que o circuito esteja fechado e constituído por gerador, condutor e carga.
A letra utilizada para representar a corrente elétrica é o “I” sempre maiúsculo e sua unidade de medida é o ampère representada pela letra “A” também maiúscula.
Resistência Elétrica
É a dificuldade que um determinado tipo de material oferece à passagem do fluxo de corrente elétrica. Todos os materiais apresentam alguma resistência em relação a passagem de corrente elétrica.
A resistência dos materiais à passagem da corrente elétrica tem origem na sua estrutura atômica, se o material tem facilidade em liberar os elétrons , esse material apresenta baixa resistividade fazendo com que a corrente elétrica possa fluir com facilidade.
Quando o material tem dificuldade em liberar os elétrons, esse material apresenta alta resistividade fazendo com que a corrente elétrica tenha dificuldade para fluir
A letra utilizada para representar a resistência elétrica é o “R” sempre maiúsculo e sua unidade de medida é o Ohms representada pela letra grega “Ω” ômega.
Tensão Elétrica ou diferença de potencial
É quando existe uma diferença de potencial entre dois corpos carregados, ao se ligar um condutor entre esses dois corpos o fluxo de corrente elétrica se estabelece fazendo com que os elétrons em excesso do lado carregado negativamente migrem para o lado com falta de elétrons, positivamente carregado, até que o equilíbrio se estabeleça, podemos citar como exemplo o comportamento de uma pilha
A letra utilizada para representar a tensão elétrica é o “V” sempre maiúsculo