Estatistica
Introdução
A busca do desenvolvimento econômico assegurando a preservação ambiental tem conduzido as empresas, particularmente as indústrias, a adotar práticas de controle ambiental com os objetivos principais de minimizar os impactos negativos de sua atividade e a busca de melhor qualidade de vida para a humanidade. Isso proporciona, além da boa imagem da empresa perante a sociedade, retornos monetários significativos de seus clientes internos e externos.
A ecologia vai participar do comando dos negócios empresariais nos anos atuais e nos próximos, e a contabilidade é um instrumento auxiliar nos processos de tomada de decisão desse mundo dos negócios, originando daí o termo Contabilidade Ambiental, sintetizando o conjunto de informações necessário à gestão responsável dos recursos naturais, renováveis ou não, divulgando o inter-relacionamento entre as empresas e o meio ambiente, a situação patrimonial das empresas face aos problemas ambientais e suas ações para proteção e preservação do ambiente a sua volta, podendo ser considerada um elo de ligação entre o sistema econômico da empresa e esse meio ambiente onde está inserida.
O presente trabalho visa sintetizar vários conceitos sobre o assunto, bem como colaborar com a comunidade acadêmica no sentido de divulgar a Contabilidade Ambiental como sistema de informações necessário às atividades do administrador contemporâneo.
A metodologia utilizada para a realização da pesquisa consistiu de uma revisão da bibliografia disponibilizada pela professora Estela Pitwak Rossoni, para fins de elaboração deste artigo, sendo vedada por esta a realização de outro tipo de pesquisa com o intuito de não comprometer o resultado final do trabalho.
A Empresa e o Ambiente
Há muito o ambiente deixou de ser tratado como coadjuvante nas questões empresariais, visto ser um elemento de importância singular na composição das estratégias de mercado, funcional e mesmo