Lavagem e esterilização de vidrarias
PROCEDIMENTO POP Nº: 360 OPERACIONAL PADRÃO Data de Emissão: 01/02/2005 Revisão Nº: 01
LAVAGEM E SECAGEM DE MATERIAL DE LABORATÓRIO Local de execução: Setor de esterilização TAREFA Executante Farmacêutico-Bioquímico. Auxiliares de laboratório. Auxiliares laboratoristas.
Resultados Esperados: Todo material do laboratório como provetas, beckers, balões volumétricos, erlenmyers, pipetas graduadas, lâminas, lamínulas, ponteiras, placas de petri, cubetas de amostras e de reagentes dos equipamentos, etc estarem bem lavados e esterilizados. Material Necessário: Estufas Sabão neutro Hipoclorito de sódio à 2% Escovas Esponjas Bacias plásticas Baldes plásticos Toalhas Estantes para tubos Cestos Bandejas plásticas e outras. Atividades:
6. Todo material (vidrarias e plásticos) que vem do laboratório p/ o setor de esterilização, já vem de molho na água com hipoclorito de sódio a 2%. -Todos os tubos contendo sangue, soro, plasmas são colocados em uma lixeira com pedal contendo saco branco para ser em seguido levados para o local de descartes do lixo biológico e em seguida ser encinerados. -O conteúdo dos frascos de urina são desprezados da seguinte maneira: para cada litro de urina corresponde 10ml de hipoclorito de sódio à 2%, deixando por aproximadamente 30minutos e depois desprezados como lixo comum na pia do expurgo.O de fezes são jogados no saco branco para ser levado para o lixo biológico e lá ser incinerados. -Ao chegar no setor de esterilização o material para ser lavado é colocado em uma bacia contendo hipoclorito de sódio à 2% por um período de 20 a 60 minutos. -Em seguida o mesmo material é colocado numa bacia contendo sabão neutro por 20 minutos. -Depois enxaguado com bastante água corrente. -Colocar de molho em 3 diferentes águas destiladas. -Retirar o excesso de água, colocar para secar na estufa à 60° C.