estatistica e suas areas de aplicação
Em função da própria definição de Estatística vista acima, fica evidente que os métodos estatísticos podem ser empregados em praticamente todas as áreas do conhecimento, sempre que estiver envolvida a coleta ou análise de dados observacionais ou experimentais.
Nas ciências exatas e tecnologia, em especial na melhoria da qualidade, a metodologia estatística tem um papel vital. Nesse sentido, destaca-se o elevado nível de competitividade da indústria japonesa, com produtos de alta qualidade e baixo custo, como conseqüência da revolução da qualidade iniciada pelo Professor W. Deming. Ele alertou os dirigentes das empresas para a necessidade de criar um ambiente no qual as ferramentas estatísticas possam ser usadas.
Também deve-se destacar as aplicações na área de biometria (medicina, biologia, agronomia, psicologia, etc.), bem como nas ciências humanas, que tiveram enorme importância no desenvolvimento dos métodos estatísticos. Recentemente, até mesmo áreas que tradicionalmente não faziam análises baseadas em métodos quantitativos estão empregando modelos estatísticos extremamente sofisticados na pesquisa científica. Como exemplo, pode-se citar o uso de modelos logísticos em estudos de variação lingüística, na sociolingüística. A seguir, serão apresentados exemplos da necessidade e importância da metodologia estatística para algumas áreas de conhecimento. ENSAIO CLÍNICO
Para avaliar a eficácia do tratamento da candidíase oral crônica mediante a droga denominada clotrimazole, foi planejado um experimento. Utilizando um sistema de aleatorização foram definidos dois grupos de 10 indivíduos: o grupo controle ao qual foi administrado um placebo e o grupo de pacientes tratados, que receberam a droga. Os dados mostrados na tabela abaixo ilustram essa questão; eles foram publicados por Kirkpatrick & Alling (1978) e posteriormente analisados por Moses et al. (1984). A ordem de classificação é explicada nessas referências.
Freqüências nas categorias