Aplicação da estatística na área de administração
Os estudos estatísticos podem auxiliar na gestão e administração das empresas. Na administração, a amostra tem como objetivo ajudar na tomada de decisões, uma vez que possibilita a confecção de cenários, a partir do recorte de uma determinada quantidade de dados que serão, por meio da analise estatística, transformados em informações para possíveis decisões.
Amostragem é o estudo que relaciona a amostra e de que forma ela foi extraída de um universo de dados (população). Através da analise de uma amostra, tirada de um subgrupo, de um grande conjunto de dados, é possível desenvolver pesquisas de forma mais rápida a preços mais baixos. Quando utilizamos uma amostra envolvendo pequenos grupos é possível que a pesquisa seja realizada de forma mais rápida.
Para que a amostragem seja válida, as amostras devem ser escolhidas de modo a serem representativas do universo de dados (população). Isso significa que a amostra deve possuir as mesmas características básicas da população, no que diz respeito à(s) variável(eis) que desejamos estudar.
Algumas redes de supermercados, como é o caso do PÃO DE AÇÚCAR, procuram, por meio de cartões de fidelidade, obter informações a respeito do perfil de seus consumidores (amostra), pois relacionam os itens do cupom fiscal ao seu CPF/Cadastro informado na hora da compra, assim alimentando um banco de dados que os auxiliará na confecção de cenários. Daí surge à possibilidade de transformar esses dados em informações através dos estudos estatísticos, que serão ferramenta para a administração/gestão propor ofertas, disposição de produtos nas prateleiras,