Estatistica, probabilidade aplicada
Testes Profissi
Não há ramo econômico que não dependa da estatística para conhecer melhor seu público e seus concorrentes e, assim, posicionar-se melhor no mercado em que atua. "O crescimento na demanda está ligado ao desenvolvimento econômico, o que leva as empresas a planejar melhor seus negócios", diz Ilka Afonso Reis, da UFMG. Segundo ela, já no final do curso, os alunos conseguem estágio com facilidade e vários deles são efetivados assim que se formam. A Região Sudeste concentra a maior fatia do mercado de trabalho, mas há boas perspectivas também no Sul e no Nordeste.
Conta é o que não falta no currículo, fundamentado em conhecimentos de matemática, métodos estatísticos, cálculo e teoria das probabilidades. Para isso, é necessário que o estudante tenha raciocínio lógico e muita disposição para lidar com números. Há aulas, também, centradas em metodologia de pesquisa. Entre as matérias aplicadas estão atuária, demografia, sociometria, biometria e econometria.
O que você pode fazer
Bioestatística
Determinar os métodos e organizar os dados de pesquisas nas áreas de ciências biológicas e da saúde.
Computação
Elaborar programas de estudos estatísticos.
Indústria
Analisar amostras colhidas nas várias fases de produção, a fim de detectar eventuais erros e escolher métodos para aprimorar a qualidade de um produto. Realizar estudos de implantação e expansão de fábricas, controle de estoque e produtividade.
Internet
Elaborar e