estatistica escrito
Nomes
Alan Kiyoshi Rodrigues Sato
Allan Derik dos Santos Pedro
Ana Cecília Câmara Torino
Milena Regina de Abreu Quintal Rosa Ribeiro
Mirella Silva Santiago
SALA: 4º U
Engenharia Elétrica e Eletrônica
Profº Sheila
PROJETO CONCEITUAL E ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA DE UNIDADE DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EÓLICA NA LAGOA DOS PATOS – RS
Introdução: Este trabalho apresenta os resultados de análise da viabilidade econômica da implantação de um projeto de geração de energia elétrica eólica na Lagoa dos Patos, Rio Grande do Sul. Os indicadores econômicos obtidos foram: TIR- 22%; PAYBACK- 5 anos; IBC- 1,65; VPL R$ 45MI em base a TMA de 15%.Tal iniciativa permitirá flexibilizar a matriz energética e colaborar para auto-suficiência do Estado, bem como servir como contribuição para outras empresas que desejam instalar unidades similares no Brasil.
Objetivo: Verificar estatisticamente se há ou não um potencial eólico para a implementação de uma unidade de geração de energia elétrica eólica na Lagoa dos Patos – RS, através de dados de um projeto conceitual e análise de viabilidade econômica, publicada pela revista Brasileira de Energia em 2014.
Métodos e resultados:
Método
•K é o fator de forma de WEIBULL, sendo que valores elevados de “K” indicam maior constância de ventos e maior constância do mesmo indica maior produção de energia eólica nesse período.
•O “K” na região da Lagoa dos Patos – RS varia entre 2.0 a 2.5. E recolhemos os seguintes dados: No período da Primavera (Out, Nov e Dez) há grande escassez de água na região havendo a necessidade de fazer racionamento de água, porém é o período de maior constância eólica na região, ou seja, maior produção de energia eólica. Durante 3 meses (Jun, Jul e Ago) não há constância de ventos. Então foi dado a cada período do ao um valor de “K” referente a sua constância eólica.
Cálculos e resultados
•Os valores de “K” seguem abaixo começando do mês de Janeiro e terminando em Dezembro:
MÉDIA
MEDIANA