Estatística
2° Período de Administração
Webert Santos Fortunato
Estatística
Jaru 02 de Agosto de 2012
A origem da palavra Estatística está associada à palavra latino STATUS (Estado). Inicialmente, era “o conjunto de abastecimentos de um estado”. Mais tarde se aplicou ao uso de dados e informações para a administração de uma cidade e depois passou a abranger uma área muito mais ampla, aplicável a qualquer ciência. Estatística é a ciência que utiliza-se das teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimento modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso. A estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados. Preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes donde estes foram retirados, para melhor compreender as situações.
Como disciplina tem o objetivo instrumentalizar o aluno com sensibilidade profissional suficiente para dar leitura quantitativa ao seu cotidiano de gestão empresarial. Não se pretende fornecer receitas prontas, fórmulas irrefutáveis (embora seja várias durante o curso), técnicas infalíveis para situações que, se pensa, serão sempre repetitivas. Deve-se esperar que seja possível questionar por entendimentos que levem a conhecer, na perspectiva da estatística o ambiente de procedimentos, métodos, decisões e resultados empresariais.
A estatística possui pontos positivos dentro de uma empresa no que refere a obter dados e analisá-los de forma mais eficaz, permitindo assim, o controle e o estudo adequando de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento e fornecer métodos e técnicas para