Estatistica ensaio materiais
Muitos experimentos podem ser executados e analisados com um básico entendimento descritivo estatístico. Ensaios bem sucedidos precisam de tempo suficiente dedicado ao planejamento prévio.
Porque conduzir ensaios?
Conduzir ensaios é uma ocorrência da vida moderna. Um ensaio pode ser conduzido para:
Determinar viabilidade de uma nova idéia.
Selecionar potenciais candidatos para substituição de um produto já existente.
Determinar como produzir variáveis que afetará a qualidade do produto e do processo.
Aperfeiçoar o processo do produto.
Resolver um problema.
Reduzir custos.
Estatística
s. f.
1. Ramo das matemáticas aplicadas cujos princípios derivam da teoria das probabilidades, que tem por objeto o agrupamento metódico assim como o estudo de séries de factos ou de dados numéricos.
2. Quadro numérico de um facto que se presta à estatística: Estatística da natalidade.
3. Conjunto de dados estatísticos sobre um país em geral, ou sobre qualquer ramo da sua atividade: Estatística do comércio.
Abusos da estatística
Quando os dados são apresentados de forma enganosa. Alguns exemplos das diversas maneiras como os dados podem ser distorcidos:
- Pequenas Amostras.
- Números Imprecisos.
- Estimativas por suposição.
- Porcentagens distorcidas.
As técnicas aqui apresentadas podem ser usadas para a padronização das características mecânicas de um material ou fenômeno produzido por estatística.
Estatística Variada
É um conjunto de métodos estatísticos, utilizados em situações nas quais, diferentes variáveis, são medidas simultaneamente em cada elemento amostral. Permite um estudo global dessas variáveis, colocando em evidência as relações, semelhanças ou diferenças entre elas.
Qualidade de dados
Uma análise prévia dos dados é um passo necessário para garantir a qualidade das analises posteriores e dos resultados finais em qualquer estudo.
[pic]