ATPS ESTATISTICA
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ATPS – ESTATÍSTICA
ELAINE OLIVEIRA FOSTER REIS
RIO GRANDE, RS 23 de setembro de 2013
INTRODUÇÃO
Estatística é a ciência que utiliza-se das teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimento modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso.
Algumas práticas estatísticas incluem, por exemplo, o planejamento, a sumarização e a interpretação de observações. Dado que o objetivo da estatística é a produção da melhor informação possível a partir dos dados disponíveis.
A estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados, preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes donde estes foram retirados, para melhor compreender as situações.
Podemos ainda definir a estatística como um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações.
O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas de obtenção e análise de informações permite o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. A Estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas.
São amplas as possibilidades de aplicação de controles estatísticos. O estatístico tem papel importante ao trabalhar em conjunto com os gestores nos diversos setores da empresa, em áreas de planejamento financeiro e de produção, aplicando métodos estatísticos no controle de qualidade de produtos.
Muitas áreas têm requerido