estatistica aplicada
Podemos classificar dados de acordo com seu tipo e seu nível de mediação. Os conjuntos de dados podem consistir de dois tipos: qualitativos e quantitativos.
* Dados qualitativos: consiste em atributos, classificação ou registro não-numéricos.
* Dados quantitativos: consiste em medidas ou contagens numéricas.
Níveis de medida
O nível de medida determina quais cálculos estatísticos são significativos. Os quatros níveis de medida, do mais baixo ao mais alto, são: nominal, ordinal, intervalar e racional.
* Nível de medida nominal: são somente qualitativos, os dados são categorizados usando-se nomes, marcas ou qualidades;
* Nível de medida ordinal: são qualitativos ou quantitativos, os dados podem ser arranjados em ordem, mas as diferenças entre os registros de dados não são significativas;
* Nível intervalar de medida: são quantitativos, os dados podem ser ordenados e é possível calcular diferenças significativas entre os registros;
* Nível racional de medida: são similares aos do nível intervalar, com a propriedade adicional de que um registro nulo é um zero inerente.
Planejamento de experimentos – Coleta de Dados
A meta do estudo estatístico é coletar dados e usá-los para uma tomada de decisão. Qualquer decisão feita através dos resultados de um estudo estatístico será tão boa quanto foi o processo de obtenção dos dados.
Coleta de dados
Para coletar dados o foco do estudo determina a melhor maneira de coletá-los. E existe quatro métodos de coleta de dados:
* Fazendo um censo: contagem ou medição de toda uma população;
* Usando uma amostra: contagem ou medição de parte de uma população;
* Usando uma simulação: modelo matemático ou físico para reproduzir as condições de uma situação ou de um processo;
* Realizando um experimento: aplicado um tratamento a uma parte da população e são observadas as respostas, uma segunda parte da população é usada como um grupo de controle. Esse grupo não recebe