exemplo dwegh
3934 palavras
16 páginas
Elementos do briefing1. Natureza do projeto e contexto
O Metrô e a ViaQuatro, companhias de metrô de São Paulo responsáveis respectivamente pelas linhas 4 amarela e 2 verde, têm investido constantemente na divulgação da LEI nº 10.048, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2000, que assegura o direito de pessoas com necessidades especiais ao assento preferencial. Entretanto, os usuários do metrô, que não possuem tais necessidades, continuam a desrespeitar não somente à lei, mas também à cidadania que há no ato de ceder um lugar ao próximo que precisa viajar sentado.
O desrespeito ocasionado pelos usuários tende a se agravar com o natural envelhecimento da população, que de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas com mais de 65 anos no país praticamente quadruplicará de 2013 até 2060. Logo, o número de passageiros com necessidade também será acrescido. Além de que as novas frotas de metrôs paulistas tiveram uma diminuição em suas quantidades de lugares, o que resulta em menos assentos, inclusive preferenciais.
A fim de resolver esse problema, o grupo propõe uma campanha de sensibilização para que os usuários cedam seus lugares uns para os outros independente da lei vigente, de acordo com as necessidades de cada um, aumentando assim, as ações de gentileza e respeito nas linhas 4-amarela e 2-verde de metrô.
2. Público-alvo
O público-alvo serão usuários do transporte público paulista, com foco, inicialmente, nos que transitam pelas linhas 4-amerela e 2-verde de metrô.
Características do público-alvo:
Pretende-se trabalhar com pessoas tanto do sexo feminino como do masculino, dentre elas, estudantes, trabalhadores e aposentados de classes baixa e média.
3. Objetivos da ação e estratégias de design
Com o objetivo de sensibilizar os passageiros, incentivando-os a cederem o lugar àqueles que necessitam - desde idosos e gestantes a pessoas que estejam passando mal – propõe-se as seguintes estratégias:
Folder:
O