Estatistica aplicada a laboratorio dados experimentais
ESTATÍSTICA APLICADA A LABORATÓRIO
2º semeste 2012
ESTATÍSTICA � História da estatística
ANTIGUIDADE: os povos já registravam o número de habitantes, nascimentos, óbitos. Faziam "estatísticas". IDADE MÉDIA: as informações eram tabuladas com finalidades tributárias e bélicas. SEC. XVI: surgem as primeiras análises sistemáticas, as primeiras tabelas e os números relativos. SEC. XVIII: a estatística com feição científica é batizada por GODOFREDO ACHENWALL. As tabelas ficam mais completas, surgem as primeiras representações gráficas e os cálculos de probabilidades. A estatística deixa de ser uma simples tabulação de dados numéricos para se tornar "O estudo de como se chegar a conclusão sobre uma população, partindo da observação de partes dessa população (amostra)". �
Conceito, definições básicas.
Estatística é uma técnica destinada ao estudo quantitativo de fenômenos coletivos e empiricamente observáveis. Que tem como Finalidade desenvolver métodos e técnicas para coleta, organização, análise e interpretação de dados; Fornecer métodos para inferir conclusões sobre um universo maior a partir das observações de um fenômeno particular. Através dos resultados obtidos podem-se inferir conclusões mais extas do que qualquer método que não seja estatístico.
A Estatística é uma teoria sobre a incerteza. Por isso se baseia inteiramente na Teoria da Probabilidade. Como não é possível controlar todos os fatores que influem a observação de um fenômeno estatístico há sempre um grau de incerteza na avaliação dos resultados. DADO ESTATÍSTICO: é um dado numérico e é considerada a matéria-prima sobre a qual iremos aplicar os métodos estatísticos.
POPULAÇÃO: é o conjunto total de elementos portadores de, pelo menos, uma característica comum.
AMOSTRA: é uma parcela representativa da população que É EXAMINADA com o propósito de tirarmos conclusões sobre a essa população.
PARÂMETROS: são valores singulares que existem na