Projeto de iniciação esportiva e recreação
1. Introdução.
As atividades recreativas e Sócio-Esportivos podem proporcionar aos adolescentes fatores favoráveis para seu desenvolvimento, os momentos de lazer são assegurados por direito, de usufruir dessas oportunidades e melhoram sua qualidade de vida.
As recreações desenvolvem habilidades para quem participa: trabalha o equilíbrio, agilidade, rapidez, atenção, lealdade, tato, confiança, velocidade, resistência física, coordenação, memória, controle, força, alegria, observação, reflexão, habilidade em situações difíceis. Desenvolvem paciência, acrescenta bons hábitos, aprende a conviver com próximo.
2. Justificativa.
Na IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Tarumã, no ano de 2011 foram feitas varias propostas, e as mais latentes dentre as propostas foram relacionadas ao incentivo a pratica do esporte. Com bases nessas informações venho propor o seguinte projeto “Adolescer.” Despertando para vida. Este será desenvolvido em conjunto ao esporte sendo trabalhados aspectos sociais, pretendendo acompanhar adolescentes em situações de vulnerabilidade social e risco incentivando a respeitar as diversidades. Oferecendo oportunidades de educação, cultura, lazer, esporte e cidadania.
3. Localização.
Acruta, Tele Centro, Pista de Atletismo, Quadra, Quadra de Areia e Salão de Projetos.
4. Público Alvo do Projeto.
Atender 20 Adolescentes 12 á 17 anos dos projetos Ação Jovem, Crescer e Pro jovem.
5. Objetivo Geral
Proporcionar através do esporte e a recreação a inclusão social, desenvolvendo praticas de cooperação, comunicação, respeito as regras, resolução de conflitos, entendimento (compreensão), socialização, liderança, respeito ao próximo, valor do esforço, como vencer, como perder, como administrar a competição, autoestima, autocontrole responsabilidade, honestidade, trabalho em equipe, disciplina, confiança e autonomia.