Estatigrafia
- Materiais Inconsolidados O critério a ser seguido na elaboração da simbologia é a classificação granulométrica. Os simbolos pra a argila, areia e pedregulho são representados a seguir:
A maior ou menor percentagem de uma fração é representada por uma maior ou menor frequencia do símbolo, exceção feita para a argila, que deverá ser representada por linhas paralelas tracejadas quando tiver ocorrência secundária:
A maior ocorrência de pedregulho é representado pelo simbolo sombreado:
Na ocorrência de areias devem ser usadas as iniciais “F” para fina, “M” para média e “G” para grossa, de acordo com a granulometria de que sao compostas. A sequência das iniciais indicara a predominancia das frações granulométricas. Símbolos de restos de vegetais e conchas devem complementar a litologia a que pertencem quando fizer necessário:
- Rochas sedimentares: O critério de classificação utilizado para a representação da simbologia das rochas sedimentares teve como base a gênese dos materiais. A representação das unidades litológicas serão feitas a partir de um padrão de linhas horizontais paralelas. Quando ocorrerem rochas alteradas, o padrão será o mesmo, sendo substituídas as linhas paralelas contínuas por linhas paralelas tracejadas.
Símbolos simpes para rochas sedimentares:
- Rochas ígneas: O critério de classificação utilizado na representação da simbologia das rochas igneas teve como base a gênese dos materiais, sendo divididas quanto à forma de jazimento (intrusivas e efusivas) e quanto à composição quimica (ácidas, intermediarias e básicas).
Os símbolos de rocha alterada são compostos seccionando-se os símbolos de rocha sã:
- Rochas metamórficas: O critério de classificação utilizado para representação da simbologia das rochas ígneas teve base na gênese dos materiais, sendo estabelecido um padrão a