rocha
O ciclo das rochas descreve os movimentos de criação, destruição e alteração das rochas em função dos processos endógenos e exógenos. Os processos endógenos resultam da tectónica de placas (acionados pelo calor interno da terra) e os processos exógenos resultam do Sol e da força da gravidade.
Classificação das Rochas
Origem
Magmáticas Metamórficas Sedimentares
Fusão de rochas na crusta profunda e magma proveniente do manto superior.
Rochas pré-existentes sujeitas a elevadas temperaturas e pressões.
Meteorização e erosão de rochas pré-existentes.
Formação
Magmáticas Metamórficas Sedimentares
Arrefecimento do magma que solidifica ou à superfície (litosfera) ou em profundidade (astenosfera). Recristalização, no estado sólido, de rochas pré-existentes (alterações mineralógicas e texturais).
Deposição, afundamento, compactação e cimentação.
Rochas Sedimentares
Génese:
Sedimentogénese – Processos que intervêm na elaboração dos materiais que vão constituir as rochas sedimentares até à deposição dos materiais.
Processos: (Meteorização, Erosão, Transporte e Sedimentação).
Meteorização – Modificação das rochas quando expostas a condições diferentes das que foram formadas (por ação de um agente externo).
Ex.: Água.
Erosão – Remoção dos sedimentos formados após a meteorização. Ex.: água, vento, força da gravidade, seres vivos, gelo, neve.
Transporte – Processo físico responsável pela deslocação dos sedimentos.
Ex.: água, ar.
Sedimentação – Deposição de sedimentos, por ação da força da gravidade.
Ex.: estratos.
Afundamento e Diagénese – Processos físico-químicos que transformam sedimentos em rochas sedimentares. Depois da acumulação de várias camadas de sedimento provoca a sua compactação e afundamento, originando uma rocha coerente a partir de uma não coerente.
Rochas Sedimentares
Detríticas ou Clásticas Químicas