Rei Salomão
O presente trabalho tem o intuito de, em breves palavras, apresentar a biografia do rei Salomão, filho de Davi, terceiro monarca a reinar sobre a nação de Israel a aproximadamente 3000 anos atrás.
Poderíamos chamar Salomão de "príncipe da paz" enquanto Davi, seu pai, era um homem de guerra. Mas a paz que Salomão gozou foi em consequência das lutas que Davi, seu pai, teve que enfrentar.
Apresentaremos ainda neste material as riquezas de Salomão, bem como o templo de Jerusalém, que o rei Salomão edificou e consagrou ao Senhor.
Breve Biografia do rei Salomão
O nome próprio, Salomão, deriva do termo hebraico shalom, e significa paz ou pacífico.
Salomão era o décimo filho do rei Davi, e o segundo filho de Bate-Seba. Nasceu no palácio real de Jerusalém, e cresceu no meio de nobres e cortesãos. Foi testemunha do auge da glória de Davi, bem como das desgraças e do caos da rebelião contra seu pai. Era homem bem educado e nunca padeceu fome ou necessidade. No entanto, não desconhecia as péssimas consequências da intriga, da inveja e do ódio que chega ao homicídio. Antes mesmo de Salomão chegar à idade adulta, vários de seus meio-irmãos tiveram morte violenta, e uma sua meio-irmã havia sido violentada. Tudo isso deve ter feito de Salomão um rapaz e um homem reflexivo.
Salomão reinava sobre uma porção vital do território do mundo antigo, a Palestina, que tem sido chamada de ponte de ligação entre o Ocidente e o antigo Oriente Médio. A terra de Israel estava estrategicamente localizada, de onde podia brandir notável poder político, visto que controlava rotas comerciais importantes, que atravessavam a Palestina.
Neste contexto, Salomão teve de contar com vizinhos perturbadores, mas não verdadeiros rivais. Foi uma oportunidade áurea para Israel, permitindo-lhe exercer enorme impacto sobre o mundo daquela época.
Não parecia que Salomão era o herdeiro presuntivo do trono de Davi, porquanto era o décimo filho do monarca, e havia muitos outros pretendentes,