Resumo Gemorfologia
O relevo é formado por forças do interior da terra (endógenas) e provenientes da atmosfera (exógenas).
• A origem da energia das forças do interior da terra é o calor do núcleo, proveniente do decaimento de isótopos radiotivos. a transferencia de calor é feita por convecção.
• A maior parte dos conhecimentos do interior da terra são provenientes de estudos geofísicos - ondas sismicas como longitudinais (P) e transversais (S).
Manto superior: astenosfera (características plásticas, o que possibilitou a teoria da deriva continental e tectonica de placas) Litosfera região rígida acima da astenosfera, incluindo a crosta e a porção externa do manto superior.
Magmáticos: gênese, evolução e solidificação do material em fusão no interior da terra. existem tipos diferentes de magma e ele se cristaliza de formas diferentes, devivo às condições de temperatura e pressão. ascensão pode ser ativa (corpos intrusivos de aspecto globular, que forçam e deformam rochas envolventes) ou passiva (sem arquear ou deformar as rochas encaixantes.
Metamórficos:
formadas quando outras rochas são recristalizadas a altas temperaturas e ou pressões ou são deformadas pela movimentação de placas tectonicas, tendo sua formação textural e mineralogica alteradas. metamorfismo de contato (transformações da rocha encaixante pelo calor emitido de um corpo ígneo intrusivo) x regional (novas condições de temperatura e pressão em zonas subducção)
Fenomenos tectonicos: A incidencia e tensoes diversa tipos de movimentação de placas, falhamento, dobramento, orogenese, epirogenese, etc. diastrofismo = movimentos lentos na crosta causados por mov. de placas
Orogenese: vastas regiões da crosta são deformadas e elevadas, para formar grandes cintrões montanhosos. o termo refere-se também aos processos de construçao de montanhas continentais e envolve também atividades associadas, tais como dobramento e falhamento de rochas, terremotos, erupções.
O orogeno é uma estreita faixa