ESTAT STICA DESCRITIVA 1 VOLUME
MAT 219 – PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
PROFESSOR: ALESSANDRO BASTOS
Aluno : ____________________________________________
IFBA – PROFESSOR ALESSANDRO BASTOS
ESTATÍSTICA
Chamamos de estatística a ciência que através de um conjunto de técnicas permite, de forma sistemática, organizar, descrever, analisar e interpretar dados oriundos de estudos ou experimentos, realizados em qualquer área do conhecimento.
A estatística se divide em duas partes:
Estatística Descritiva - é a etapa inicial da análise utilizada para descrever e resumir os dados.
A disponibilidade de uma grande quantidade de dados e de métodos computacionais muito eficientes revigorou está área da estatística.
Inferência ou Estatística Indutiva - é o estudo de técnicas que possibilitam a extrapolação, a um grande conjunto de dados, das informações e conclusões obtidas a partir da amostra.
POPULAÇÃO – É a totalidade de observações individuais dentro de uma área de amostragem delimitada no espaço e no tempo, sobre as quais são feitas inferências. É o conjunto de todos os elementos que possuem uma característica em comum. Ex: Vai ser feito um estudo para avaliar o grau de satisfação dos alunos de graduação do IFBA a respeito das aulas de matemática.
Neste caso podemos estabelecer a população a todos os alunos de graduação do IFBA que possuem aulas de matemática.
AMOSTRA - Nem sempre é possível realizar uma pesquisa com toda a população, devido a distância entre os indivíduos, a quantidade de indivíduos, a logística, dentre outros fatores. Nestes casos devemos coletar os dados de uma porção desta população, denominada amostra. No exemplo acima, não há necessidade de se realizar a pesquisa com todos os alunos de graduação do IFBA que tem aulas de matemática, mas podemos reunir um grupo deste conjunto e analisar os dados informados por este. Quanto maior for a amostra mais significativo e os dados irão se aproximar cada vez mais da realidade, ou seja, diminuímos a margem de erro do