Estartistica
RESENHA CRÍTICA DOS CONCEITOS BÁSICO DA DISCIPLINA DE GESTÃO SOCIAL.
SALVADOR 2014
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
RESENHA CRÍTICA DOS CONCEITOS BÁSICOS DA DISCIPLINA DE GESTÃO SOCIAL
Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina de Gestão social na Área da Educação do Curso de Serviço Social
SALVADOR
2014 1. INTRODUÇÃO
Gestão social parece constituir nos últimos anos um daqueles termos que tem conquistado uma visibilidade cada vez maior, tanto do ponto de vista acadêmico, quanto, sobretudo, em termos mediáticos. Neste sentido, a gestão social se definiria antes pela sua finalidade. Aqui reside uma inovação considerável para a disciplina administrativa, pois se trata de compreender um ideal de gestão que não se orienta, em primeiro lugar, para uma finalidade econômica - contrariando desse modo toda a tradição de desenvolvimento das técnicas e metodologias gerenciais em administração.
De fato, a expressão gestão social tem sido usada de modo corrente nos últimos anos. Servindo para identificar as mais variadas práticas sociais de diferentes atores não apenas governamentais, mas, sobretudo de organizações não governamentais, associações, fundações, assim como, mais recentemente, algumas iniciativas partindo mesmo do setor privado e que se exprimem nas noções de cidadania corporativa ou de responsabilidade social da empresa. Essa emergência súbita do termo na agenda do debate público e mediático indica duas tendências. A primeira diz respeito a sua própria banalização. Ou seja, o termo tem se prestado as mais variadas interpretações e carece de maior precisão conceitual. Como num passe de mágica, o universo das práticas social ganha um novo contorno para ilustrá- lo.
Tudo que não é gestão tradicional passa então a ser visto como gestão social. A segunda, mais