Estar alfabetizado é
Luana Maria Rodrigues de Almeida – RA 344841
Roselane Gomes Freire – RA 342361
Estar alfabetizado é...
ATPS da Disciplina de Letramento e Alfabetização do Curso de Pedagogia da Universidade Anhaguera-Uniderp sob orientação da Profª. Ma. Rosemeire Lopes da Silva Farias e Tutora EAD Carolina da Conceição Soares Buzinaro e Tutora presencial Adolmira da Cunha Pereira.
Campo Grande/MS
2012
“Estar alfabetizado é ...” Para Paulo Freire o conceito de alfabetização tem um significado abrangente, pois vai além do domínio do código escrito, pois, enquanto prática discursiva possibilita uma leitura critica da realidade, constituindo-se como um importante instrumento de resgate da cidadania e engajamento do cidadão nos movimentos sociais que lutam pela melhoria de qualidade de vida e pela transformação do social. (Paulo Freire, Educação na cidade, 1991, p. 68). Ele defendia a ideia de que a leitura do mundo precede a leitura da palavra, fundamentando-se na antropologia: o ser humano, muito antes de inventar códigos linguísticos, já lia o seu mundo.
Alfabetização
Segundo Magda Soares a alfabetização vai além do ler e escrever, codificar e decodificar o código da escrita, é reunir um conjunto de habilidades e conhecimentos linguísticos e psicológicos, estendendo-se desde a habilidade de decodificar palavras escritas, (tradução dos sinais gráficos em palavras), até a capacidade de compreender textos escritos. É um processo no qual o individuo assimila o aprendizado do alfabeto e a sua utilização como código de comunicação. Esse processo não se deve resumir apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar e produzir conhecimento. Envolve também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso da linguagem de uma maneira geral. Estar plenamente alfabetizado é ser capaz de