estantes
Quando se fala em estocagem, muitas pessoas pensam logo em estruturas porta-paletes para verticalização de cargas unitizadas. Mas, é importante também, dentro de um armazém ou Centro de Distribuição, a estocagem de peças soltas ou em contenedores para manuseio, que podem ser verticalizadas através de diversos sistemas de estocagem.
Faremos agora, uma comparação entre dois tradicionais sistemas de estocagem verticalizada:
1. Estantes altoverticalizadas.
2. Mezaninos / estantes de múltiplos níveis.
O objetivo inicial dos dois sistemas de estocagem é ocupar, da melhor forma possível, o espaço vertical disponível no armazém.
As estanterias metálicas disponíveis atualmente no mercado, desde que adequadamente dimensionadas, possibilitam a verticalização do estoque em grandes alturas, com dois, três e quatro níveis.
Entretanto, como vencer esta altura para acessar os itens?
A diferença básica entre estes dois sistemas de estocagem é, portanto, a forma de se acessar os itens, ou seja, no primeiro caso, das estanterias altoverticalizadas, utiliza-se um equipamento de movimentação (ex.: empilhadeira selecionadora) que eleva o separador, permitindo que o mesmo faça a separação em diferentes níveis de prateleiras. Já no segundo caso, dos mezaninos/ estanterias de múltiplos níveis, utiliza-se geralmente a escada, podendo se utilizar de um elevador para vencer os níveis de estocagem.
Com a combinação de plataformas flutuantes e plataformas de suporte a prateleiras no seu conceito geral, é possível optimizar os processos do seu armazém. O manuseamento e o fluxo de artigos também podem ser melhorados com a integração de elevadores, por exemplo. Nós aconselhamos sobre todas as áreas da intra-logística e fornecemos soluções-padrão e personalizadas. Aproveite a nossa experiência e nosso conhecimento específico do sector.