Entre Estantes
1
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB – Campus VI)
dany_vi@yahoo.com.br
Resumo: O objetivo deste trabalho, que se insere na linha de pesquisa sobre a leitura, é identificar e discutir o discurso sobre a leitura e os leitores, subjacente ao documento intitulado Biblioteca Pública: princípios e diretrizes. Este documento teve sua primeira versão elaborada em 1995, com base nas discussões realizadas entre os bibliotecários presentes no IV Encontro Nacional de Bibliotecas Públicas (1994). O texto que ora analisamos é uma reformulação daquela versão inicial e foi elaborado por uma equipe de especialistas, a pedido da Fundação Biblioteca Nacional, no ano de 2000.
Palavras-chaves: Bibliotecas públicas, leitura, leitores, discurso.
Introdução
Os objetivos que levam os usuários a procurar uma biblioteca pública são tão diversos quanto o são também os perfis desses usuários. Estudantes ou não, jovens, crianças, mulheres, profissionais de diferentes áreas, cada um tem uma demanda específica ao buscar a biblioteca: pesquisa escolar, lazer, atualização, pesquisa de obras raras, entre outras. Como resultado dessa diversidade, registram-se também práticas de leitura distintas. Alguns vão em grupo e compartilham a leitura em voz alta, outros preferem ir sozinhos e optam pela leitura silenciosa; há aqueles que lêem uma obra de cada vez, fazendo anotações, grifando o texto (apesar da proibição expressa de sublinhar os livros da biblioteca) ou ainda que consultam várias obras e confrontam as idéias, fazendo anotações em um caderno ou no computador.
Mas, como usuários, certamente nossa percepção acerca da biblioteca limitase a observar se ela atende ou não às nossas necessidades quando dela precisamos, o que costuma significar que observamos, entre outros aspectos: a pertinência e abrangência do acervo em relação ao tema que buscamos; a facilidade de encontrar as obras; o conforto das instalações; a atenção e eficiência dos funcionários, etc. É