Respostas Question Rio Do Livro
INTRODUÇÃO
1. De acordo com o que Jorge Coli diz sobre a arte ser uma noção sólida e privilegiada podemos concluir que mesmo não sabendo uma definição precisa, conseguimos distinguir o que é ‘’arte’’, pois nossa postura diante dessa ideia muita das vezes é de admiração, e sabemos o que é por conhecer coisas que correspondem a essa idealização, nos levando a ter um determinado comportamento diante delas. Entretanto, a arte também possui limites imprecisos, afinal, muitas coisas não correspondem exatamente à ideia que fazemos da arte, com isso é gerado em nós um questionamento do que é ou não uma obra de arte. Como no exemplo citado no livro sobre a colher de pau, que para o ‘’personagem’’ era uma simples colher como a que sua avó usava para fazer sabão de cinza em uma fazendo do interior, mas descobriu que era uma obra de arte devido aquele objeto estar em exposição temporária de um museu. E também os museus e instituições legais.
2. Para deslindar o que é ou não arte, utilizamos de um instrumento conhecido como objeto artístico, ao qual reconhecemos a competência e autoridade. Quem determina isso é o crítico, o historiador da arte, o perito, o conservador do museu. Estes por sua vez conferem o estatuto de arte a um objeto. Para ilustrar isso, podemos pegar o exemplo dado no livro sobre o ‘’personagem’’ não saber que uma edição italiana de quadrinhos de terror consagrada a Stan Lee é de um grande artista e essa produção ser uma obra de arte. Sua a introdução é elaborada por um professor da Universidade de Milão, que confirma seus dizeres.
3. Um dos instrumentos mais utilizados e reconhecidos para representar o que é arte em nossa cultura são os locais de exposição/exibição. Estes por sua vez são locais específicos que dão espaço para a arte se manifestar, dando também estatuto de arte a um objeto. Os objetivos de uma exposição/exibição variam, podendo ir da divulgação do trabalho artístico à venda. Grandes