Estampagem
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
DISCIPLINA: MEC1601 – PROC. DE FABRICAÇÃO MECÂNICA I
DOCENTE: FRANCINÉ ALVES DA COSTA
ATIVIDADE I
1. Responda as questões sobre os processos de conformação por estampagem
a) Cite e defina quais são os processos de conformação por estampagem.
Classificação dos Processos: A conformação de chapas metálicas finas (ou estampagem) pode ser classificada através do tipo de operação empregada. As principais são:
Corte: Utilizado geralmente para a obtenção de peças com formas geométricas pré definidas em chapas por meio de uma ferramenta de corte, ou punção de corte, por intermédio de uma prensa exercendo pressão na chapa apoiada numa matriz
Dobramento e encurvamento: Nesse processo o material passa por certas operações de dobramento e encurvamento, de modo a obter elementos relativamente curtos, utiliza-se normalmente matrizes montadas e prensas de estampagem. Tendo em vista a elasticidade natural do material, os processos de dobramento devem ser repetidos uma ou mais vezes, além de se utilizar matrizes com ângulos mais acentuados para que fiquem com a configuração desejada.
Estampagem profunda: é a estampagem de objetos ocos derivados de chapas planas, geralmente, sem deformar a espessura e em uma ou mais fases. Nesse processo será incidido sob o material tanto forças de tração como forças tangenciais de compressão.
b) Explique a relação entre a folga do punção e a matriz levando em consideração a espessura do material a ser cortado, o diâmetro do estampo e as propriedades do material durante o corte por estampagem. Para se obter a folga correta entre o punção e a matriz deve-se fazer uma análise levando em consideração que quanto mais duro, mais espesso e maior for o diâmetro do punção, maior será a folga, caso contrário essa folga irá diminuir. c) Cite quais são os fatores importantes para o dobramento e explique por quê.
No dobramento os raios