estagiário
Alessandra de Cesaro, Gabriela Wendt, Livia de Oliveira e Stefan Behrend
=
INTRODUÇÃO
O drink probiótico Kefir, adicionado de inulina, será um drink produzido por um processo de fermentação a partir de grãos de kefir. O grão de Kefir é um agrupamento gelatinoso polissacarídico que tem vários microorganismos em simbiose, e sua complexidade ainda não foi completamente descoberta pela ciência.
De qualquer forma, o processamento deste produto seguirá metodologia semelhante a de iogurtes. O iogurte é um produto fermentado do leite com um sabor ligeiramente azedo, obtido a partir da ação combinada de duas espécies de bactérias, a Streptococcus thermophilus e a Thermobacterium bulgaricum. É uma excelente fonte de múltiplas
vitaminas e minerais, incluindo proteína, cálcio, potássio, fósforo, vitaminas B6 e B12, riboflavina, ácido fólico e niacina. Tem sua origem no período neolítico, entre 5.000 a 3.500 a.C, quando pastores passaram a se alimentar com o leite de animais domesticados. Armazenado em marmitas de barro, o leite ficava exposto às altas temperaturas do deserto, fermentava e virava um tipo de iogurte.
Seu processamento é realizado a partir da ação de uma cultura mista dos microorganismos Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus. Essas bactérias consomem a lactose, para obterem energia e em contrapartida eliminam o ácido lático.
O leite coalhado preserva a gordura, os minerais e o conteúdo de vitaminas do leite puro, mas apresenta bem menos lactose, sendo então um alimento de mais fácil digestão que o leite.
Sendo assim, as matérias-primas básicas do drink probiótico serão o leite, a inulina e o kefir, agente que irá fermentar o produto.
Já seu processamento está vinculado a fermentação alcoólica e láctica simultaneamente.
DESENVOLVIMENTO
Matérias-primas:
O LEITE
O leite é um fluido biológico completo, cuja composição e propriedades físicas variam de uma espécie para outra em