Eletronica
Um Capacitor ou Condensador é constituído por duas placas metálicas condutoras (as armaduras),dispostas uma paralela à outra e separadas por um material isolante (o dielétrico). Utiliza-se como dielétrico o papel, a cerâmica, a mica, os materiais plásticos, vidro, parafina ou mesmo o ar. O Capacitor é dispositivo muito usado em circuitos elétricos. Este aparelho é destinado a armazenar cargas elétricas e é constituído por dois condutores separados por um isolante: os condutores são chamados armaduras (ou placas) do capacitor e o isolante é o dielétrico do capacitor.
Costuma-se dar nome a esses aparelhos de acordo com a forma de suas armaduras. Assim temos o capacitor plano, capacitor cilíndrico, capacitor esférico, etc.
Capacitor de capacidade variável usado na sintonia de receptores de rádio. A variação da capacidade ou capacitância permite que o aparelho capte diferentes emissoras.A Capacitância varia conforme a área das armaduras que se defrontam.
Símbolo do Capacitor
A quantidade de carga armazenada na placa de um capacitor é diretamente proporcional à diferença de potencial entre as placas. O quociente entre carga (Q) e diferença de potencial (U) é então uma constante para um determinado capacitor e recebe o nome de capacitância (C). C Capacitância medida em Farad F Q Carga elétrica medida em Coulombs C U Tensão elétrica medida em Volts V O Farad (homenagem ao físico inglês Michael Faraday) é uma unidade eextremamente grande.Por isso, são mais utilizados seus sub-múltiplos:
CAPACITOR PLANO
C Capacitância medida em Farad F
E Constante de proporcionalidade F/m
A área das armaduras m² d distância entre as armaduras m
Quando o capacitor possui um isolante elétrico entre suas placas, sua capacitância aumenta. Este isolante dificulta a passagem das cargas de uma placa a outra, o