estagios da infancia
De acordo com a Teoria psicossocial por Erik Erikson o estágio 5 (mais ou menos dos 12 aos 18 anos de idade) é responsável pela construção da identidade versus a confusão da mesma.
Nesse estágio o adolescente tem 3 perdas: o corpo infantil, o papel de criança e os pais da infância, nesse último a perda é bilateral, pois os pais também perdem a criança. Portanto, esta é uma fase de mudanças corporais e transformações biopsicossociais. Quando o adolescente passa por esse estágio de forma positiva ele constrói a sua identidade, mesmo passando pela síndrome normal da adolescência (isolamento, rebeldia, busca por grupos de pertencimento, etc) pois faz parte. Caso contrário ocorre a confusão de identidade.
CASO CONCRETO - Caso Aileen Wuornos Seu nome real era, Aileen Carol Pittman, foi considerada a primeira mulher assassina em série da América nos anos 90. Nascida em 1956, a infância de Aileen foi problemática. Antes mesmo de nascer, seus pais adolescentes já haviam se separado há meses. Com 4 anos de idade foi abandonada pela mãe. Aos 8 anos sofreu seu primeiro abuso sexual praticado por um amigo de seu pai. Aileen relatou que contou para seu pai sobre o abuso, mas ele não acreditava e ainda a punia por ‘inventar’ coisas. Seu pai, tirano e psicopata, foi preso e se suicidou, quando ela tinha 13 anos. E nesse mesmo ano, ela engravidou do irmão e foi internada em um centro para as mães que entregam seus filhos para adoção. Com 15 anos deixou sua casa e começou a exercer a profissão de prostituta e a cometer pequenos delitos. Em 1976, Aileen herdou então dez mil dólares do seguro de vida de seu irmão que faleceu de cancêr, mas rapidamente gastou em luxos e em um carro novo. Casou-se em Miami com Lewis Fell, mas o matrimônio durou pouco. Aos 25 anos de idade Aileen foi condenada por roubo no estado da Flórida e cumpriu 13 meses de prisão. Depois disso passou a freqüentar ambientes lésbicos e assumiu um relacionamento