Estagio
Conscientizar a comunidade escolar sobre a existência do preconceito homofóbico, bem como proporcionar uma reflexão sob a luz da igualdade social de diretos e deveres, visando a difusão da Cultura de Paz.
Objetivos Específicos:
Proporcionar aos alunos conhecimento aprofundado da Diversidade Sexual a fim de criar uma base sólida de respeito e compreensão às diferenças;
Propiciar um ambiente de troca de informações, visando a interação aliada à aquisição de conhecimentos;
Incentivar atitudes cidadãs como a formação de uma Cultura de Paz aliada à aceitação e ao respeito às diversidades, sejam elas de qualquer natureza;
Trazer o tema homofobia para dentro da escola, a fim de que seja discutido, estudado e aprofundado como um fenômeno social passível de análise, interpretação e busca de soluções.
Cronograma:
Como proposta, sugere-se um cronograma mínimo de um mês, considerado a princípio, porém passível de alterações. As aulas propostas para a realização do projeto também variarão de acordo com a disponibilidade da equipe docente e da execução das atividades em espaços e circunstâncias propícias.
As etapas deste trabalho estão previstas para serem desenvolvidas em 12 aulas.
Público Alvo:
Alunos do Ensino Médio
Justificativa:
O presente projeto tem como finalidade específica abordar o tema “homofobia” para a discussão na comunidade escolar a fim de evidenciar a diversidade como um evento natural, portanto passível de respeito.
Conteúdos:
O projeto parte do estudo da Diversidade Sexual em sua amplitude visando apresentar aos alunos as formas já conhecidas de orientação sexual para então partir para a reflexão de suas variantes e implicações sociais.
Roteiro de conteúdos:
Distinção dos conceitos de sexo e sexualidade.
Definição de sexo biológico, identidade de gênero e orientação sexual.
Homossexualidade (gays e lésbicas), bissexualidade e transexualidade.
Definição de homofobia
Histórico dos atos