Estagio
+
Uso das Cores na Arquitetura
estudo da cor como linguagem pode estar relacionada diretamente com a comunicação visual, mas também está apoiada nos estudos científicos como: da
Fisiologia, psicologia, sociologia, semiótica e das artes.
Seu potencial tem, em primeiro lugar, a capacidade de liberar as reservas da imaginação criativa do homem.
A cor possui uma característica de marcar, de organizar e facilitar a leitura de um ambiente, e ajuda a criar uma memória visual.
+
Exemplo
Um exemplo é o bairro Pelourinho, em Salvador (BA), fundado em 1549.
+
Exemplo
Outro exemplo interessante do uso das cores é este projeto em Londres, com restaurantes, lojas, escritórios e residências. O contraste das fachadas coloridas dos prédios com o clássico cinza londrino trouxe charme e alegria para o complexo.
+
Campo de atuação
A Arquitetura utiliza as cores, tanto no interior quanto no exterior, para causar sensações na percepção humana.
As cores podem se combinar de diversas formas para geração destes efeitos. É possível criar um ambiente calmo e agitados, por exemplo, de acordo com as proporções de cores quentes e frias utilizadas.
+
Uso da cor na arquitetura
Sua importância em interiores e sua influência em nossas vidas tornam-se evidentes quando lembramos que, em média, passamos cerca de dois terços do nosso tempo em ambientes internos.
É um dos principais fatores determinantes da forma como nos relacionamos com nosso ambiente e o que ele nos transmite Nos dormitórios, os usuários tem contato com o que lhes é mais íntimo, no qual visam obter descanso. Nos objetos e na decoração, os traços de personalidade se imprimem com mais liberdade.
+
Exemplos
+
Exemplos
+
Exemplos
+
Exemplos
+
Exemplos
+
Exemplos
+
Exemplos
+
Exemplos
+
Exemplos
+
Exemplos
+
Exemplos
+
Exemplos
+
Exemplos
+
CULTURA