Estagio
Clóvis Atilano Monson
Professor Orientador: André Marcos Vieira Soltau Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
História/Licenciatura (TURMA HID 0611/1) – História do Pensamento Político e Econômico
19/04/10
RESUMO: O presente estudo abordará em geral as condições de vida precárias em que viviam os “proletários” e também situações enfrentadas pelos trabalhadores durante a Revolução Industrial. Também relatará brevemente sobre as causas, como e porque ocorreu a revolução. E para finalizar tratará da realidade que os trabalhadores têm na atualidade, mostrando inclusive alguns aspectos problemáticos.
Palavras-chave: Revolução Industrial; Trabalhadores, Atualidade.
1 INTRODUÇÃO
Neste estudo será realizada uma comparação entre as situações que os trabalhadores enfrentaram no período da Revolução Industrial e as situações que vivem os trabalhadores nos dias atuais. Sabe-se que desde o século XVIII, quando ocorreu a Revolução Industrial até a atualidade, a indústria evoluiu muito, a sociedade evoluiu e, muitas leis foram criadas para proteger os funcionários de todos os setores.
Mesmo assim ainda existem casos em que os trabalhadores atuais são tratados em condições iguais, ou até piores do que os operários que trabalhavam nas indústrias durante a Revolução Industrial. Para iniciar este estudo, será feita uma breve abordagem sobre revolução, mostrando como e porque ocorreu.
2 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Devido à mudanças significativas ocorridas na sociedade européia da Idade Moderna, desencadeou-se um movimento histórico conhecido como revolução Industrial. Entre as principais e mais significativas mudanças pode-se citar:
• O trabalho deixa de ser cumprido por servos e passa a ser pensado como mão-de-obra assalariada;
• As propriedades e atividades que eram agrícolas foram modificadas;
•