estagio
Amnésia anterógrada
É a perda de memória para eventos que ocorrem posteriormente ao acometimento da doença, ou seja, é a deficiência em formar novas memórias, como ocorre na doença de Alzheimer.
Amnésia retrógrada
Nesta outra forma de amnésia ocorre o inverso da amnésia anterógrada, porque a pessoa consegue se lembrar de eventos posteriores ao trauma, mas não consegue se lembrar de eventos anteriores a doença (trauma).
Tratamento
O tratamento depende da causa e do tipo de amnésia, geralmente sendo tratamentos que auxiliem o paciente a lidar os distúrbios na memória. A amnésia global transitória pode ser apenas temporárias não havendo sequelas ou perda permanente de memória, mas outros tipos de amnésia (causadas por graves traumas cerebrais e etc.), podem ser permanentes.
Prevenção
A prevenção da amnésia é, basicamente, evitar traumas na região do cérebro.
Algumas dicas para prevenção da amnésia:
Usar capacete ao andar de moto, usar cinto de segurança ao dirigir automóveis (evitando traumas físicos);
Evitar beber bebidas alcoólicas e não usar drogas;
Tratar rapidamente enfermidades cerebrais para amenizar danos.
MEMORIA
O processamento das memórias declarativas envolve o hipocampo, córtex entorrinal, além de outras estruturas corticais. Entre as memórias declarativas, aquelas que são mais "carregadas" emocionalmente (aversivas, emocionais) são fortemente moduladas pela amígdala (conjunto de núcleos nervosos situados nos lobos temporais). As memórias declarativas sofrem influência do estresse, do humor e da motivação. As memórias procedurais ou implícitas são adquiridas gradativamente e, além disso, evocadas de modo inconsciente. Para exemplicar melhor: as memórias procedurais são as nossas habilidades de montar quebra-cabeças, andar de bicicleta, nadar. As memórias de procedimentos ou implícitas sofrem pouca modulação