estagio
Uma das principais características do Renascimento é o Humanismo, que traz consigo o florescimento das artes e o despertar para mudanças nas formas de pensamento.
O homem na visão Humanista, passa de uma condição passiva à agente na sociedade, não aceitando mais as verdades pré-estabelecidas. Essa mudança possibilitou-lhe enxergar o mundo através de seus próprios juízos.
A educação, aproveitando este momento de críticas à tradição, busca bases naturais e livres de interferências religiosas, a fim de difundir os valores e ideais burgueses. Como esse ideal nem sempre era alcançado de forma plena nas escolas, passou a ser defendido nas obras de literatos, filósofos e pedagogos. Muitos esboços de teoria da educação foram feitos por Erasmo, Rabelais e Montaigne, mas somente Vives apresentou um sistema coerente e organizado de filosofia da educação.
Juan Luis Vives (1942-1540), humanista espanhol, lecionou na universidade de Oxford, escreveu uma extensa obra pedagógica, sendo que seu principal trabalho foi Tratado do ensino, onde fala da educação da mulher, apesar de considerar sua presença fundamental no lar. Recomendava o cuidado com o corpo e atenção com o aspecto psicológico no ensino. Valorizava os métodos indutivos e experimentais e defendia o estudo adequado da língua materna juntamente com o latim.
Erasmo de Rotterdam (1467-1536) foi considerado representante do pré-Iluminismo, representante da corrente erudita da Renascença fazia muitas críticas à igreja corrupta e autoritária, por muitas vezes apoiou Lutero, mas sem aderir a Reforma. Dedicava-se às questões literárias e estéticas. Autor de Elogio da loucura,