atividade colaborativa aula 03
A China é uma das civilizações mais antigas do mundo com existência contínua, existem documentos sobre a fundação de cidades-Estado independentes que foram unificadas por volta de 221 A.C. O país alternou períodos de unidade e fragmentação e recebeu influências culturais e políticas de diversas partes da Ásia, levadas por ondas sucessivas de imigrantes. País que se tornou a segunda economia do mundo, atrás dos Estados Unidos, mas que, em termos de PIB per capita, continua sendo uma economia bem distante das chamadas economias desenvolvidas e de outras economias emergentes.
Aula-tema 03: Desenvolvimento Econômico da China
Durante séculos, a China manteve-se como uma civilização de liderança, ultrapassando o resto do mundo nas artes e nas ciências, mas no século 19 e início do século 20, o país foi assolado por conflitos civis, grandes fomes, derrotas militares e ocupação estrangeira. Após a Segunda Guerra Mundial, os comunistas de Mao Zedong estabeleceu um sistema socialista autocrático que, assegurando a soberania da China, impôs controles estritos sobre a vida cotidiana e custou a vida de dezenas de milhões de pessoas. Depois de 1978, o sucessor de Mao Deng Xiaoping e outros líderes com foco no desenvolvimento econômico orientado para o mercado e em 2000 produção quadruplicou. Para grande parte da população, os padrões de vida melhoraram dramaticamente eo espaço para escolha pessoal expandiu, mas controles políticos permanecem apertado. Desde o início de 1990, a China aumentou seu alcance e participação em organizações internacionais global.
Desde o final de 1970 a China passou de um sistema fechado , planificada para uma mais orientada para o mercado, que desempenha um papel global maior - em 2010, a China se tornou o maior exportador do mundo. As reformas começaram com a eliminação progressiva da agricultura coletivizada , e expandiu-se para incluir a liberalização gradual dos preços , a descentralização